quarta-feira, 21 de outubro de 2009
COMUNICAÇÃO,MULTIMIDIA. E FORMÇÃO DOS PROFESSORES
A tecnologia da informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas – estão ligadas as mais diversas áreas- que existem varias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. E tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornara um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
A inovação tecnológica é :
“A inovação é o instrumento especifico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negocio diferente ou um serviço diferente” Drucker (1987).
A tecnologia esta gerando grandes transformações, que estão ocorrendo a nossa volta de forma ágil e sutil. È uma variação com conseqüências fundamentais para o mundo empresarial, causando preocupações diária aos empresários e executivos das corporações, com o estágio do desenvolvimento tecnológico das empresas e/ou de seus processos internos.
Os sistemas de informações mais modernos oferecem as empresas oportunidades sem precedentes para melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final.
A tecnologia traz a necessidade de mudança cultural e passa exigir das pessoas a capacidade de reciclar seus conceitos e seus paradigmas. As pessoas não precisam mais saber gerar informação, pois a sua geração é automática.
Outro esclarecimento fundamental, é que a TI e seus computadores não possuem “poderes mágicos” de resolver problemas de gestão, racionalizar processos ou de aumentar a produtividade .
O novo desafio de gestores de TI, esta no alcance de metas e objetivos organizacionais específicos, ao invés de satisfazer requisitos de usuários muitas vezes não relacionado aos objetivos organizacionais, passando a ser um profissional que fale em clientes, concorrência global e retorno sobre investimento, perdendo a fixação do dialogo em apenas plataformas, computação cliente/servidor e orientação a objetivos e outras mais, combinando ainda habilidades de liderança e comunicações com conhecimentos técnicos e do negócio, capaz de exercer um papel decisivo em todas as questões de gestão da informações e de aprimoramento dos processos organizacionais.
Concluindo, a Tecnologia da Informação esta permeando a cadeia de valor, em cada um de pontos, transformando a maneira como as atividades são executadas e a natureza das interligações entre elas.
Estamos vivendo uma época toda especial. A velocidade da informação é incrível, tudo muda toda hora, nada é Constante.
As informações se multiplicam num ritmo tão intenso que é cada vez mais, impossível a qualquer pessoa, inclusive ao leitor mais voraz, ficar atualizado com tudo que se pública.
O mundo esta se transformando em uma rede entrelaçada de corporações computadorizadas. À medida que o intercambio de dados eletrônicos entre as organizações cresce com as redes inter corporativas, as oportunidades tornam-se cada vez menores.
Podemos citar algumas poucas razões possíveis para que o número um procure pela abdicação da responsabilidade pela condução do processo de informatização:
∙ A tecnologia da informação é muito complicada para que eu me envolva.
∙ Estou muito velho para essas modernidades, tenho de delegar algo.
∙ É por isso que existe um Diretor de Informática.
∙ As pessoas que clamam por novas tecnologias deveriam saber do que precisam sem meu envolvimento.
∙ Isso toma muito tempo de outras coisas importantes.
∙ Não ouço muitas reclamações sobre o que estão fazendo.
O que é cibernética? È a disciplina que estuda sistemas autônomos. Por exemplo: quando um termostato é colocado num aparelho de ar condicionado, estamos colocando inteligência numa maquina.
Em um sistema cibernético, como é o caso do ar condicionado ou da inteligência interpessoal, controla o sistema o elemento que tiver maior responsabilidade.
Quando duas ou mais pessoas estão se comunicando, um sistema cibernético é estabelecido. O elemento com maior numero de opções (informação, consciência e flexibilidade) controla o sistema.
O computador e o sistema de informação:
A simples introdução de recursos de processamento eletrônico de dados nos Sistemas de informações de uma organização, não representa uma garantia de solução de seus problemas. Por si só, o computador não assegura que a organização passe a contar com sistemas de alta qualidade.
Sem duvida, os computadores simplificam as tarefas básicas, mas também possibilitaram o surgimento de opções e potenciais totalmente novos reduziram a carga de trabalho das pessoas em 30%, mas acrescentaram 300% mais trabalho. Hoje as secretarias alem de datilografar os documentos, precisam escolher o tipo de letra, o tamanho adequado da margem, etc. Onde concluímos que os computadores diminuem postos de trabalho, exigindo mais desenvolvimento intelectual dos profissionais.
O constante crescimento das empresas, ao mesmo tempo e na mesma proporção em que afasta os administradores de alto nível da supervisão mais direta das operações, tende a tornar cada vez mais critico o recurso da informação, e conseqüentemente necessário o processamento eletrônico de dados.
Podemos entender um dado como um item elementar da informação, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não possui significado intrínseco, podemos assim definir informações como o resultado de fatos e idéias relevantes, ou seja, dados processados e transformados numa forma inteligível para quem os recebe, e tem utilidade, valor real ou aparente para tomada de decisões.
Os sistemas de Informações são utilizados, em geral para orientar a tomada de decisão em três níveis diferentes na administração de uma organização: o operacional, o tático e o estratégico.
Um sistema de informação possui três componentes principais; Dados, Sistemas de Processamento de dados e os canais de comunicações. O total de unidades vendidas, datas descrições de produtos e nomes de clientes, e outros, são exemplos de dados. Os dados são adquiridos inicialmente pelo Sistema de Informação de seu ambiente.
Estamos vivendo uma época toda especial. A velocidade das Informações é incrível, tudo muda toda hora, nada é constante, essa evolução esta longe de atingir o seu limite.
Pré- requisito para a informação
Numa pequena e media empresa, para uma bem-sucedida implantação de sistemas aplicativos através de microcomputadores, devem ser considerados três pré-requisitos essenciais:
a) Os diretores ou proprietários da empresa devem se comprometer a os problemas e as atividades a serem informatizadas de forma sistemáticas e um deles deve dedicar considerável tempo para a definição dos requisitos do sistema, para supervisionar a sua implantação e operação;
b) O trabalho a ser executado deve ser definido adequadamente;
c) O custo total deve ser estimado e assumido.
Os dirigentes da empresa devem manter controle sobre todo o processo de informação. Essa responsabilidade não deve ser delegada a um consultor externo ou a um funcionário, e muito menos a um fornecedor ou produtor de software.
Requisitos de um Sistema de Informação
∙ Um sistema de informações realmente necessárias, confiáveis, em tempo hábil e com custo condizente, atendendo aos requisitos operacionais e gerenciais de tomada de decisões que tais informações devem suprir.
∙ Ter por base diretrizes capazes de assegurar o atendimento dos objetivos, de maneira direta, simples e eficiente.
∙ Integrar-se á estrutura da organização e auxiliar na auxiliar coordenação entre as diferentes unidades organizacionais (departamentos, divisões, diretorias) por ele interligados.
∙ Ter fluxo de procedimentos (internos e externos ao processamento) racional, integrado, rápido e de menor custo possível.
∙ Contar com dispositivos de controle interno que garantam a confiabilidade das informações de saída e a adequada proteção aos dados controlados pelo sistema.
∙ Ser simples, seguro e rápido em operação.
Nesse sentido, o primeiro passo para iniciar-se um processo de aplicações a serem informatizados.
As empresas, hoje em dia, reconhecem que permanecem competitivas, devem modificar sua maneira de fazer negócios. Os modelos atuais sejam organizacionais ou operacionais, estão sendo questionado. Os resultados destas mudanças será uma nova empresa, com novas regras, aptas para atender a demanda de um mercado em constante mutação. Esta mudança de paradigmas não afetará somente os negócios da organização, mas terão um profundo efeito na utilização da tecnologia da informação.
O papel a ser desempenhado pela tecnologia da informação será em grande parte determinando pelos resultados da reestruturação dos negócios atuais. Esta reestruturação devera ser usada para alinhar as operações e alcançar a integração necessária.
Posteriormente, as empresas começaram a tirar vantagens das bases de conhecimentos espalhados dentro da organização, construindo pontes entre as diferentes ilhas de computação.
Na verdade, a tecnologia da informação experimenta sua própria mudança de paradigmas: da computação individual para a integrada, da monolítica para a flexível, e das economias de escala aos requisitos de modalidade e escalabilidade.
Hoje, o valor econômico é melhor simbolizado por circuitos integrados miniaturizados, extraordinariamente complexos e por idéias- o software – que os utilizam. A maior parte do que nos entendemos como valor e riqueza, é intelectual e intocável. Resta somente aos governantes perceberem esse potencial e investirem em modernização da maquina administrativa em beneficio da sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário