quarta-feira, 21 de outubro de 2009
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Após a chegada dos jesuítas começam a aparecer os primeiros vestígios da educação para adultos, por volta de 1549. Era voltada para a catequização de adultos. Após a expulsão dos jesuítas o ensino ficou desorganizado. Por volta de 1910 muitos adultos ainda não sabiam ler, pois esse direito lhe era negado, eis que surgem campanhas de alfabetizações que deram o nome de “Ligas”. Com a aprovação do Decreto nº19. 513, de 25 de agosto de 1945, a educação de adultos passa a ser oficial, dando direitos e oportunidades de jovens e adultos aprenderem a ler. No decorrer dos anos muitos projetos e campanhas foram lançados com o intuito de levar a alfabetização às pessoas.
Porém, durante o regime militar (1964-1985), estes movimentos e seus integrantes foram perseguidos e reprimidos pelos órgãos do Governo Federal que, em 1967, autorizou a criação do MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização (a partir de 1985, passa a se chamar Fundação Educar), tendo como principal objetivo: erradicar totalmente o analfabetismo, mas, principalmente, preparar mão-de-obra necessária aos seus fins aos interesses capitalistas do Estado. A LDB 5692/71 que contemplava o caráter supletivo da EJA, excluindo as demais modalidades, não diferia dos objetivos do MOBRAL quanto: a profissionalização para o mercado de trabalho e a visão da leitura e da escrita apenas como decodificação de signos. Somente com a nova LDB nº 9394/96, art.37 e art.38, é que se passa a contemplar as várias modalidades de educação de jovens e adultos e uma melhor adequação as novas exigências sociais.
EJA é um segmento de ensino da rede pública brasileira que recebe jovens e adultos que não contemplaram a Educação Básica em idade adequada e querem voltar a estudar. É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente. Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores(as), empregados(as) e desempregados(as) que não tiveram acesso à cultura letrada.
O que acontecem é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres.De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos.
Os educadores para fazerem parte do corpo docente do EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário